Conselhos medicos na menopausa
Conselhos medicos na menopausaÉ um periodo da vida da vida da mulher que é muitas vezes muito longo. Pode ser de cerca de 30 anos. Tendo em conta que em média a mulher entra na menopausa (os ovários passam a funcionar "muito pouco" - práticamente ficam só a produzir androgenios-) aparece cerca dos 50 anos e a estimativa de tempo de vida da mulher... .
Há alguns cuidados que pode ter e que pode melhorar muito a qualidade de vida desse período da vida.
Após a entrada na menopausa (falta da menstraução durante 1 ano, acompanhada de sintomas e perto dos 50 anos) há alguns sinais e sintomas que quase sempre aparecem e que podem prejudicar muito a qualidade de vida da mulher.
Há alguns casos em que este fenómeno acontece antes dos 50 anos e outros depois, sendo que nestes casos é melhor recorrer a consulta médica especializada.
Normalmente os primeiros sintomas relaciona-se com os "sintomas vasomotores"- sensação de calor relativamente intenso do tronco e cabeça (mais na face), ficando muito ruborizada (vermelha), seguida de sensação de frio e suores.
Depois, com o passar do tempo, bai-se instatalando irritação, dificuldade em concentrar-se, dificuldade em dormir, variações de humor (chorar com muita facilidade).
Mais tarde aparece um certa secura vulvar e vaginal (que pode dificultar muito o relacionamento sexual e causar ardores e pruridos vulvares crónicos ) e depois dificuldades em urinar.
Mais tarde ainda aparecem os problemas cardiacos e vasculares, e depois a diminuição da qualidade do osso (osteopenia e osteoporose).
São estes sinais e sintomas que convém evitar.
O ideal é ir a uma consulta médica para ver o estado do utero e ovários, e da mama. Se estiverem normais poderá tomar as hormonas de substituição (as hormonas que os ovários produziam).
Se tiver utero tem que tomar medicamentos com duas hormonas (estrogénio e progesterona) e se não tiver útero basta uma hormona (estrogénio). Isto é muito importante porque ainda se vêm pessoas a tomar só estrogénios tendo utero, o que pode ser perigoso.
Além das hormonas há outros medicamentos:
- Tibolona (tem menos problemas mas também tem)
- Fitoestrogénios (também tem os seus problemas)
- CHÁ DE "SALVA SELVAGEM" - Sem problemas - foi testado em faculdade de Farmácia e não tem nem estrogénios nem análogos - duas chávenas de chá por dia (melhora os calores mas ainda se desconhece o efeito sobre os outro problemas da menopausa - secura vaginal, osteoporose, ...
O QUE PODE E DEVE FAZER SEM CAUSAR PROBLEMAS É:
- TER UMA ALIMENTAÇÃO CORRECTA - DIETA RICA EM CÁLCIO (leite, derivados do leite, peixe, bróculos, .... ) E EVITAR AUMENTAR DE PESO.
- EVITAR SITUAÇÕES DE STRESS, BEBER MUITOS LIQUIDOS E EVITAR ALIMENTOS MUITO CALÓRICOS (ENTRE ELAS AS BEBIDAS ALCOÓLICAS, CAFÉ) E USAR ROUPAS ADEQUADAS À TEMPERATURA AMBIENTE.
- FAZER CAMINHADAS (20 min 3 vezes por semana) - nadar, andar de bicicleta são bons exercicios fisicos mas sem efeito sobre a qualidade do osso.
- APANHAR SOL MODERADAMENTE - é importante para termos vitamina D no organismo. A vitamina D é importante para a qualidade do osso.
- CHÁ DE SALVA SELVAGEM - há um número importante de pessoas que se sentem melhores.
- TENTAR MANTER ACTIVIDADE NORMAL: INTELECTUAL E SEXUAL - em muitas pessoas diminui a irritabilidade e a secura vaginal aparece mais tarde.
Se mesmo assim continuar com problemas procure um consulta médica.
Fontes - Equipe multidisciplonar (Ginecologistas, psicólogos, psiquiatras, enfermeiras e especialistas em medicinas alternativas)
http://conselhosmedicos.com/index.php?option=com_content&view=article&id=22:cuidados&catid=8&Itemid=113&lang=pt