Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese







Conselhos medicos na menopausa

Conselhos medicos na menopausa

É um periodo da vida da vida da mulher que é muitas vezes muito longo. Pode ser de cerca de 30 anos. Tendo em conta que em média a mulher entra na menopausa (os ovários passam a funcionar "muito pouco" - práticamente ficam só a produzir androgenios-) aparece cerca dos 50 anos e a estimativa de tempo de vida da mulher... .
Há alguns cuidados que pode ter e que pode melhorar muito a qualidade de vida desse período da vida.
Após a entrada na menopausa (falta da menstraução durante 1 ano, acompanhada de sintomas e perto dos 50 anos) há alguns sinais e sintomas que quase sempre aparecem e que podem prejudicar muito a qualidade de vida da mulher.
Há alguns casos em que este fenómeno acontece antes dos 50 anos e outros depois, sendo que nestes casos é melhor recorrer a consulta médica especializada.
Normalmente os primeiros sintomas relaciona-se com os "sintomas vasomotores"- sensação de calor relativamente intenso do tronco e cabeça (mais na face), ficando muito ruborizada (vermelha), seguida de sensação de frio e suores.
Depois, com o passar do tempo, bai-se instatalando irritação, dificuldade em concentrar-se, dificuldade em dormir, variações de humor (chorar com muita facilidade).
Mais tarde aparece um certa secura vulvar e vaginal (que pode dificultar muito o relacionamento sexual e causar ardores e pruridos vulvares crónicos ) e depois dificuldades em urinar.
Mais tarde ainda aparecem os problemas cardiacos e vasculares, e depois a diminuição da qualidade do osso (osteopenia e osteoporose). 
São estes sinais e sintomas que convém evitar.
O ideal é ir a uma consulta médica para ver o estado do utero e ovários, e da mama. Se estiverem normais poderá tomar as hormonas de substituição (as hormonas que os ovários produziam).
Se tiver utero tem que tomar medicamentos com duas hormonas (estrogénio e progesterona) e se não tiver útero basta uma hormona (estrogénio).   Isto é muito importante porque ainda se vêm pessoas a tomar só estrogénios tendo utero, o que pode ser perigoso.
Além das hormonas há outros medicamentos:
              - Tibolona (tem menos problemas mas também tem)
              - Fitoestrogénios (também tem os seus problemas)
              - CHÁ DE "SALVA SELVAGEM" - Sem problemas - foi testado em faculdade de Farmácia e não tem nem estrogénios nem análogos - duas chávenas de chá por dia (melhora os calores mas ainda se desconhece o efeito sobre os outro problemas da menopausa - secura vaginal, osteoporose, ...
O QUE PODE E DEVE FAZER SEM CAUSAR PROBLEMAS É:
    - TER UMA ALIMENTAÇÃO CORRECTA - DIETA RICA EM CÁLCIO (leite, derivados do leite, peixe, bróculos, .... ) E EVITAR AUMENTAR DE PESO.
    - EVITAR SITUAÇÕES DE STRESS, BEBER MUITOS LIQUIDOS E EVITAR ALIMENTOS MUITO CALÓRICOS (ENTRE ELAS AS BEBIDAS ALCOÓLICAS, CAFÉ) E USAR ROUPAS ADEQUADAS À TEMPERATURA AMBIENTE.
    - FAZER CAMINHADAS (20 min 3 vezes por semana) - nadar, andar de bicicleta são bons exercicios fisicos mas sem efeito sobre a qualidade do osso.
    - APANHAR SOL MODERADAMENTE - é importante para termos vitamina D no organismo. A vitamina D é importante para a qualidade do osso.
    - CHÁ DE SALVA SELVAGEM - há um número importante de pessoas que se sentem melhores.
    - TENTAR MANTER ACTIVIDADE NORMAL: INTELECTUAL E SEXUAL - em muitas pessoas diminui a irritabilidade e a secura vaginal aparece mais tarde.
Se mesmo assim continuar com problemas procure um consulta médica. 
 Fontes - Equipe multidisciplonar (Ginecologistas, psicólogos, psiquiatras, enfermeiras e especialistas em medicinas alternativas)
http://conselhosmedicos.com/index.php?option=com_content&view=article&id=22:cuidados&catid=8&Itemid=113&lang=pt