
Quais especiarias e ervas podem ajudar a fortalecer a imunidade e proteger contra infecções durante períodos de deficiência de vitaminas?
Ruivo
Devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais — A, C, B1, B2, magnésio, fósforo, ferro, cálcio, sódio, zinco e potássio — o gengibre tem um excelente efeito anti-resfriado e antimicrobiano. Fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger contra vírus.
É muito bom para aliviar a congestão nasal durante resfriados agudos, tem efeito expectorante e anti-inflamatório e é ótimo para resfriados e infecções virais respiratórias agudas. O gengibre também é bom como medida preventiva aos primeiros sinais de doença. E, em geral, durante epidemias, ajuda a combater a infecção. Tanto o chá de gengibre quanto as inalações de gengibre ajudam (em vez da raiz, você pode usar óleo essencial para inalações).
Modo de usar. Adicione a pratos de vegetais, carnes, peixes e molhos diversos. Você pode marinar carnes e aves com gengibre. Adicione gengibre ao chá, café e refrigerantes. O gengibre é um tempero praticamente universal.
Cravo
Os marinheiros da Idade Média podiam levar cravo-da-índia para prevenir o escorbuto: os pequenos botões contêm inúmeras vitaminas e microelementos. O cravo-da-índia é rico em caroteno e vitaminas do complexo B, além de ácido ascórbico, magnésio, ferro, potássio, fósforo, selênio e zinco. Além disso, o cravo-da-índia contém fibras alimentares valiosas (como a celulose), necessárias para o funcionamento normal do trato gastrointestinal. Afinal, é no estômago e nos intestinos que vivem as células imunológicas. Os taninos, também presentes em abundância nas inflorescências do cravo-da-índia, tonificam e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Como usar. O cravo pode ser usado para fazer uma infusão ou adicionado a chás. Usar cravo em pratos vegetarianos pode não agradar a todos, pois terá cheiro de comida enlatada da vovó, mas o cravo é ótimo para carnes em pequenas quantidades.
Cúrcuma
A curcumina (o ingrediente ativo da cúrcuma) possui propriedades anti-inflamatórias. É eficaz na redução dos processos inflamatórios associados ao início de um resfriado. Além disso, a curcumina é conhecida como um imunomodulador e pode aumentar a capacidade de células específicas do sistema imunológico de absorver e destruir micróbios.
Modo de usar. Adicione açafrão-da-terra ao preparar diversos pratos vegetarianos, ao arroz e às aves. Lembre-se de que o açafrão-da-terra tem um corante muito forte. Uma das medidas preventivas eficazes contra resfriados é beber leite morno com uma pitada de açafrão à noite.
Pimenta
Contém capsaicina: uma substância que ativa as células do sistema imunológico. Além disso, os pimentões contêm muitas vitaminas e nutrientes: caroteno, tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), vitamina C, ácido fólico (B9), magnésio, cobre, manganês... Todos eles fortalecem o sistema imunológico e o corpo como um todo.
Modo de usar. Pratos vegetarianos, saladas, marinadas para carnes e peixes. A pimenta é versátil, mas extremamente picante, então tome cuidado.
Alecrim
As folhas de alecrim têm fortes propriedades antioxidantes. Além disso, o alecrim combate bactérias e fungos. Graças às vitaminas que contém, o alecrim fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater resfriados.
Modo de usar. Adicione a carnes, peixes e saladas. Se estivermos falando de ramos frescos, 4 a 6 g de folhas por dia serão suficientes para aumentar a imunidade. Alecrim seco - algumas pitadas.
Alho
Diga-se o que se disser, simplesmente não há remédio melhor para um resfriado. Embora seja, claro, melhor comer alho à noite. Ele atua como um imunoestimulante, aumenta a produção de glóbulos brancos, destrói vírus e bactérias perigosas. Contém alicina, um antibiótico natural. Essa substância tem um odor forte que desaparece durante o tratamento térmico: a alicina é destruída. Portanto, o alho assado não é tão útil quanto o alho cru.
Modo de usar. Adicione a saladas, sanduíches e pastas para sanduíches. Às vezes, as inalações são feitas com alho.
Orégano
Contém cálcio, muita vitamina C e betacaroteno. Possui efeitos antivirais e antimicrobianos. Fortalece a imunidade e ajuda a combater resfriados. É usado como expectorante para tosses e também como um forte diaforético.
Modo de usar: Adicione a pratos de carne e vegetais, faça chá com orégano e pode ser usado em saladas.
Tomilho
O tomilho, também conhecido como segurelha, é muito bom no combate à tosse e no fortalecimento do sistema imunológico. Contém o componente ativo timol, que possui propriedades antibacterianas. Durante a epidemia de peste do século XIV, os moradores das cidades levavam buquês de tomilho para locais públicos para evitar infecções. Em geral, o tomilho contém muitas vitaminas, em particular, uma grande proporção de vitamina C. Isso ajuda a manter a imunidade.
Modo de usar. Prepare chá com tomilho. Você pode adicioná-lo a carnes, aves, peixes, pratos de vegetais, saladas frescas e lanches. Seu aroma delicado será adequado para quase todos os lugares.

|