Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese







Como Saber Se uma Criança Está Sendo Abusada

Como Saber Se uma Criança Está Sendo Abusada

Como Saber Se uma Criança Está Sendo Abusada

fonte
http://pt.wikihow.com/Saber-Se-uma-Criança-Está-Sendo-Abusada
Abuso infantil é um conceito aterrorizante e trágico. Os quatro tipos de abuso que uma criança pode sofrer são físico, emocional, sexual ou abandono. Se você está preocupada se o seu filho, ou alguma criança que você conhece, está sofrendo abuso, é muito importante que conhecer os sinais que possam confirmar a sua suspeita.

Método 1 de 5: Procurando Sinais de Abuso Físico

Percebendo Lesões Físicas

  1. Tell if a Child Is Being Abused Step 1.jpg
    1
    Preste atenção a machucados inexplicados. Essas feridas podem vir na forma de contusões ou cortes que continuam aparecendo sem explicações. Também é importante perceber se, quando você pergunta ao seu filho sobre essas marcas, ele responde com uma explicação que não faça sentido ou que pareça uma desculpa para esconder outra explicação.[1]
    • Abuso físico pode se apresentar na forma de cortes, contusões, vergões, marcas vermelhas, distensões musculares, olho roxo, marcas de unhas, marcas de mordidas humanas, queimaduras, marcas com o padrão de um instrumento, lacerações e dentes quebrados.
    • Antes de chegar a qualquer conclusão, é importante se certificar de que seu filho não tenha nenhuma doença, como hemofilia ou doença dos ossos quebradiços, que podem causar cortes ou contusões.

  2. Tell if a Child Is Being Abused Step 2.jpg
    2
    Procure, especificamente, por queimaduras. Marcas de queimadura geralmente aparecem nas mãos, nos braços, nas pernas e nas nádegas. Queimaduras por escaldaduras são os tipos mais comuns. Elas podem ser causadas por qualquer líquido quente, como água, sopa, chá, café ou ponta de cigarro. As marcas de queimadura aparecem de formas diferentes, dependendo da intensidade da queimadura.
    • As marcas de queimadura aparecem diferentemente, dependendo da intensidade da queimadura. Queimaduras de primeiro grau tem uma aparência avermelhada, como se fosse uma queimadura de sol.
    • Nas queimaduras de segundo grau, algumas partes da pele parecem danificadas e formam bolhas com fluidos dentro.
    • Queimaduras de terceiro grau são quando uma parte da pele está completamente destruída e também há a possibilidade de danos nos músculos e nos ossos. A pele fica extremamente vermelha.
  3. Tell if a Child Is Being Abused Step 3.jpg
    3
    Procure, especificamente, por contusões. Quando você for chegar a uma conclusão, é importante pensar no formato, no padrão e na localização da contusão. Se uma contusão aparecer em uma parte óssea da criança – como no joelho ou no cotovelo – há chances de que tenha acontecido em alguma brincadeira. Mas, se a contusão ocorrer em lugares incomuns, como no pescoço, nas costas, na bochecha, nos genitais ou nas nádegas, então isso pode ser um caso de abuso infantil. O formato da contusão também deve ser levado em consideração:
    • Se a criança tiver levado um tapa forte na bochecha, então haverá marcas de dedo. Se alguém bateu forte nos braços, nas costas ou nas coxas, então a marca da mão ou dos dedos vai aparecer nessa área. A pele pode ficar rosa ou vermelha.
    • Se a pessoa tiver usado um objeto como um cinto, uma vara, sapatos ou utensílios de cozinha, então haverá formações na área que indicam que se usou um objeto para o abuso.
  4. Tell if a Child Is Being Abused Step 4.jpg
    4
    Procure, especificamente, por marcas de mordidas. Essas marcas tendem a aparecer em locais diferentes do corpo. Marcas de mordida em crianças tendem a ser usadas como uma forma de puni-las e elas tendem a aparecer em áreas como nas bochechas, ombros, braços e nádegas. Elas podem ser identificadas por marcas de dentes. Se elas forem bem fundas, a ponto de furar a pele, então levará algum tempo para sarar – se não, elas saram em 24 horas.

Percebendo Mudanças no Comportamento

  1. Tell if a Child Is Being Abused Step 5.jpg
    1
    Procure por sinais de inquietação ou medo. Você deve observar se seu filho parece estar hesitante ou com medo de ir para casa. Crianças abusadas fisicamente geralmente também mostram reações extremas a barulhos altos, a movimentos repentinos ou até mesmo a toques físicos.[2]
  2. Tell if a Child Is Being Abused Step 6.jpg
    2
    Observe se o seu filho está usando roupas inapropriadas para o tempo. Um dos sinais menos conhecidos de que uma criança está sendo abusada são suas roupas. Se você perceber que uma criança está usando blusas de manga comprida ou calças longas em um dia quente, há chances de que ela esteja cobrindo sinais de abuso. Semelhantemente, cachecóis podem esconder marcas no pescoço, e o cabelo penteado de forma que cubra um lado do rosto pode estar cobrindo contusões ou cortes.
    • Você também deve prestar atenção na frequência com que a criança perde aula. Um pai abusivo pode impedir o filho de ir à escola até que a ferida tenha sarado.
  3. Tell if a Child Is Being Abused Step 7.jpg
    3
    Perceba se uma criança de repente se torna agressiva. Preste atenção se a criança tem mostrado comportamentos agressivos e se envolvido em brigas com os outros colegas na escola e durante as atividades. A criança pode tentar justificar seu comportamento agressivo ou pode não mostrar nenhum remorso pelo que fez. Ela pode agir assim porque acredita estar sendo fisicamente abusada como punição por um erro ou por achar que o abuso é uma forma de aliviar o estresse.
  4. Tell if a Child Is Being Abused Step 8.jpg
    4
    Perceba se a criança tem baixa autoestima. Uma criança que está sendo abusada pode ter raiva de si mesma porque se sente desamparada e indefesa para parar o abuso. Ela também pode desenvolver baixa autoestima e mostrar pouco interesse em atividades divertidas ou em fazer novos amigos.

Método 2 de 5: Procurando Sinais de Abuso Emocional

Abuso emocional pode ocorrer na forma de ameaças, punições que são graves por natureza e insultos que têm o mesmo objetivo – incomodar a criança emocionalmente, o máximo possível, e fazê-las se sentirem inúteis e sem valor.
  1. Tell if a Child Is Being Abused Step 9.jpg
    1
    Perceba se uma criança de repente desenvolveu um transtorno alimentar.Com frequência, crianças abusadas emocionalmente desenvolvem um transtorno como anorexia, bulimia ou compulsão alimentar. Isso é porque, em abuso emocional, o psicológico da criança é atacado através de críticas, sarcasmo, comentários destrutivos e outras formas de abuso verbal. A autoconfiança delas cai consideravelmente e elas começam a comer compulsivamente para se reconfortarem, ou desenvolvem anorexia ou bulimia para fazer o que acham que seus pais querem.[3]
  2. Tell if a Child Is Being Abused Step 10.jpg
    2
    Perceba se uma criança tem medo de fracassar. Com frequência, um pai abusivo dirá a uma criança que ela é ‘inútil’ por fazer a coisa ‘errada’. A criança então desenvolve um medo de tentar coisas novas simplesmente porque teme fracassar e ser abusada verbalmente.
    • Algumas crianças que são abusadas emocionalmente podem evitar projetos ou atividades com outras pessoas, porque têm medo de que não serão boas o suficiente.
  3. Tell if a Child Is Being Abused Step 11.jpg
    3
    Preste atenção em particular a uma criança que, de repente, começa a roubar. Se você notar que a criança de repente começou a roubar, pode significar que há algo acontecendo de errado em casa. Crianças emocionalmente abusadas podem fazer coisas para tirar vantagem dos outros porque não estão conseguindo fazer isso em casa.[4]
    • Essas coisas podem incluir bullying, roubar, mentir ou fazer coisas arriscadas.
  4. Tell if a Child Is Being Abused Step 12.jpg
    4
    Observe se a criança desenvolveu uma baixa autoestima. Crianças abusadas emocionalmente também podem desenvolver uma tendência de tentar agradar a todos ao seu redor. Elas podem se tornar submissas ou subservientes para tentar ganhar a aprovação dos outros.
  5. Tell if a Child Is Being Abused Step 13.jpg
    5
    Perceba se a criança começa a gaguejar. Se uma criança nunca gaguejou antes e de repente começar, pode ser porque ela está sendo abusada emocionalmente. Crianças que sempre ouvem que estão erradas e que são inúteis podem desenvolver um medo de desagradar aos outros, não apenas à pessoa que está abusando dela. Elas podem demorar a responder perguntas e começar a gaguejar com medo de dar a resposta errada.
    Anúncio

Método 3 de 5: Procurando Sinais de Abuso Sexual

  1. Tell if a Child Is Being Abused Step 14.jpg
    1
    Perceba se a criança, de repente, suspeita de qualquer pessoa. Crianças abusadas sexualmente geralmente desconfiam de tudo e de todos. Isso é porque a pessoa que a abusa geralmente é alguém em quem elas confiavam, e a sua confiança foi traída. Elas começam a ver todos com suspeita e tentam verificar tudo no ambiente para garantir que não há nenhum feitor desse abuso por perto e que o seu ambiente é seguro.[5]
    • Preste atenção em particular se a criança de repente mostra medo ou ansiedade grande. Se ela se assustar com movimentos repentinos, com barulhos altos ou com alguém a tocando, há uma possibilidade de que ela esteja sendo abusada sexualmente.
  2. Tell if a Child Is Being Abused Step 15.jpg
    2
    Procure por contusões ou outras evidências físicas. Crianças sexualmente abusadas podem ter contusões em lugares estranhos. Elas também têm dificuldade para andar ou sentar. Em alguns casos, essas crianças também evitarão qualquer tipo de atividade física. Se perceber esses sinais, fale com alguém em quem você confia sobre o problema, pois são sinais de que a criança está sendo abusada.[6]
  3. Tell if a Child Is Being Abused Step 16.jpg
    3
    Perceba se uma criança tem dificuldade em socializar. A criança pode achar difícil ter amizades e vínculos íntimos. Essa inabilidade de formar relações é causada pelo fato de que alguém em quem ela confiava abusou de sua confiança. Para se proteger, a criança pode ficar longe dos outros deliberadamente, como uma tentativa de evitar ser explorada ou de que tirem vantagem dela.
    • Se você perceber que uma criança está, de repente, tentando evitar uma pessoa específica, pergunte algo para ela sobre isso.
  4. Tell if a Child Is Being Abused Step 17.jpg
    4
    Preste atenção se a criança de repente fica desinteressada de tudo. Elas podem perder todo o interesse nos estudos e em atividades nas quais ela era envolvida ativamente. Elas podem achar difícil se focar e se concentrar em qualquer coisa. Elas podem parecer constantemente perdidas nos próprios pensamentos.
  5. Tell if a Child Is Being Abused Step 18.jpg
    5
    Perceba se a criança começar a mostrar sinais de culpa. Geralmente, quando uma criança está sendo sexualmente abusada, ela não entende o que está acontecendo com ela ou pensa que a dor é sua culpa. Como resultado, ela começará a se culpar e a se isolar dos outros porque têm medo de que eles descubram seu segredo e a culpem, como ela mesma se culpa.
  6. Tell if a Child Is Being Abused Step 19.jpg
    6
    Perceba se uma criança insiste em usar muitas camadas de roupas. Outro sinal de abuso sexual em uma criança é a rejeição para usar apenas uma camada de roupas. Em vez disso, ela insiste em usar três blusas. Ela também pode recusar se trocar na frente dos outros – mesmo na frente de um pai que não é abusivo.[7]
    • Você também deve se preocupar se uma criança mostra medo de ir a um lugar específico. Se você for um pai e perceber que seu filho fica assustado ao voltar para a creche, você pode ter motivos para se preocupar. Semelhantemente, se trabalhar em uma creche e perceber que uma criança tem medo de voltar para casa com o pai ou mãe, você deve se preocupar.
    Anúncio