Abuso emocional pode ocorrer na forma de ameaças, punições que são graves por natureza e insultos que têm o mesmo objetivo – incomodar a criança emocionalmente, o máximo possível, e fazê-las se sentirem inúteis e sem valor.
-
1
Perceba se uma criança de repente desenvolveu um transtorno alimentar.Com frequência, crianças abusadas emocionalmente desenvolvem um transtorno como anorexia, bulimia ou compulsão alimentar. Isso é porque, em abuso emocional, o psicológico da criança é atacado através de críticas, sarcasmo, comentários destrutivos e outras formas de abuso verbal. A autoconfiança delas cai consideravelmente e elas começam a comer compulsivamente para se reconfortarem, ou desenvolvem anorexia ou bulimia para fazer o que acham que seus pais querem.
[3]
-
2
Perceba se uma criança tem medo de fracassar. Com frequência, um pai abusivo dirá a uma criança que ela é ‘inútil’ por fazer a coisa ‘errada’. A criança então desenvolve um medo de tentar coisas novas simplesmente porque teme fracassar e ser abusada verbalmente.
- Algumas crianças que são abusadas emocionalmente podem evitar projetos ou atividades com outras pessoas, porque têm medo de que não serão boas o suficiente.
-
3
Preste atenção em particular a uma criança que, de repente, começa a roubar. Se você notar que a criança de repente começou a roubar, pode significar que há algo acontecendo de errado em casa. Crianças emocionalmente abusadas podem fazer coisas para tirar vantagem dos outros porque não estão conseguindo fazer isso em casa.
[4]
- Essas coisas podem incluir bullying, roubar, mentir ou fazer coisas arriscadas.
-
4
Observe se a criança desenvolveu uma baixa autoestima. Crianças abusadas emocionalmente também podem desenvolver uma tendência de tentar agradar a todos ao seu redor. Elas podem se tornar submissas ou subservientes para tentar ganhar a aprovação dos outros.
-
5
Perceba se a criança começa a gaguejar. Se uma criança nunca gaguejou antes e de repente começar, pode ser porque ela está sendo abusada emocionalmente. Crianças que sempre ouvem que estão erradas e que são inúteis podem desenvolver um medo de desagradar aos outros, não apenas à pessoa que está abusando dela. Elas podem demorar a responder perguntas e começar a gaguejar com medo de dar a resposta errada.
Anúncio